Um Presente de Fim de Ano do Governo

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA , (…),

DECRETA:

Art. 1º O Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 15-A…………………………………………….

XXV – nas operações de câmbio liquidadas a partir de 28 de dezembro de 2013 destinadas ao cumprimento de obrigações de administradoras de cartão de uso internacional ou de bancos comerciais ou múltiplos na qualidade de emissores de cartão de crédito ou de débito decorrentes de saques no exterior efetuado por seus usuários: seis inteiros e trinta e oito centésimos por cento; e

XXVI – nas liquidações de operações de câmbio liquidadas a partir de 28 de dezembro de 2013 para aquisição de moeda estrangeira em cheques de viagens e para carregamento de cartão internacional pré-pago, destinadas a atender gastos pessoais em viagens internacionais: seis inteiros e trinta e oito centésimos por cento.

………………………………………………….” (NR)

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 27 de dezembro de 2013; 192º da Independência e 125º da República.

DILMA ROUSSEFF

Guido Mantega

=======================================================

É isso aí galera, hoje a notícia não é tão boa para quem está vindo para Irlanda ou está pensando em fazer qualquer viagem para o exterior.

Para quem não viu a notícia nos jornais ou não entendeu o decreto acima, ontem a ilustríssima presidenta da república, a Senhora Dilma Roussef, decretou aumento na taxa de IOF de 0,38% para 6,38% para algumas modalidades de operações em moeda estrangeiras, incluindo o VTM.

Para quem não sabe, o VTM é era o método preferido pelos intercambistas para levar dinheiro ao exterior, por ser seguro, prático e recarregável (Mais informações sobre o VTM no post Real x Euro).

Enfim, o que isso significa… À partir de 28/12/2013, para carregar o seu VTM será cobrada uma taxa de 6,38%, que antes era de 0,38%. Se não bastasse o alto valor do Euro, ainda temos mais essa.

Só para vocês terem uma noção, eu fiz uma pesquisa rápida na internet e achei uma casa de câmbio que ainda não alterou o valor do IOF e uma outra que já alterou o valor do IOF. A diferença é de R$ 0,22. Claro que a cotação varia de uma casa de câmbio para outra, mas já da pra ter uma noção da bomba.

Nesse post eu foquei no VTM, pq é o meio mais comum entre intercambistas, mas não se limita a isso, tbm sofrerá com a nova taxa de IOF:

– Saques e pagamentos com cartões de crédito (*)
– Saques de conta corrente feitos no exterior
– Pagamentos com cartões bancários na função débito em conta corrente
– Carregamento de moeda em cartões pré-pagos (VTM, Cash Passport, etc)
– Compra de cheques de viagem (traveller checks)

(*) O cartão de crédito não sofreu alteração, pois desde 2007 é cobrado IOF de 6,38%.

A única modalidade que não foi afetada foi a compra de dinheiro em espécie, essa continua com o IOF de 0,38%, por enquanto…

Enfim, uma bela rabada de final de ano para quem pensa em sair do BraZiiil.

Queremos agradecer a todos que acompanharam nosso blog durante esse ano e desejamos desde já um ótimo e próspero ano novo!

Um abraço a todos!

3 comentários sobre “Um Presente de Fim de Ano do Governo

  1. A maior sacanagem disso está no fato do valor do IOF ter sido alterado do dia para a noite, sem aviso prévio, justamente na época de férias. Governo deu uma bela apunhalada nas costas de todos que estavam planejando alguma viagem internacional. O jeito é poupar um pouco mais e contar os dias para a Irlanda! Bom final de ano para vocês!

  2. Elson Luis

    Sempre insisti neste assunto, e digo, novamente. Parem de deixar rastros de movimentação financeiras em cartões de crédito ou débito, se já não bastasse a indicação de CPF no ato da compra aqui no Brasil. Objetivo: o Estado quer saber o quanto você gasta, para num futuro próximo tributar uma média de uso. ou seja, ele querem te taxar por você gastar dinheiro. mais uma forma de arrecadação do governo. Não se iludam, comprem papel moeda, em espécie.
    Parem de insinuar, que estar com dinheiro no bolso, é sinônimo de assalto.
    Já viajei muito e nunca fui assaltado.

    Amigos fiquem de olhos abertos com o nosso governo brasileiro

Deixe um comentário