Afinal quanto se gasta em Cork?

Oii gente!

Mais uma vez desculpem  a demora, não vou por a culpa no trabalho nem nada, foi o frio chegando e a preguiça batendo rsrs

Finalmente hoje vou falar da nossa média de gasto e a nossa estimativa.

Quero começar falando que venham preparados para o  primeiro mês, ele acaba saindo mais caro que os outros, pois são 300 euros de GNIB, o depósito do aluguel, o aluguel, e se vc alugar um apê sem ser compartilhado, deve levar em consideração a compra de produtos de limpeza e algum utensilio domestico. Mas vou listar aqui os nossos gastos dos primeiros meses.

Mercado: Nossas comprar são quase todas no supermercado Tesco, ele não é o mais barato mas é o mais próximo. No primeiro mês compramos tudo da própria marca do mercado que são os produtos mais baratos e, pode acreditar, são de boa qualidade.  Nos outros meses a gente mudou uma coisa ou outra, compramos as vezes no Dealz ou Euro Giant (tipo “mercadinhos” de quase tudo por 2 euros) e eu como amante de “besteiras” acabamos comprando bastante doce, pizza, pão de alho, cervejas e outras coisinhas que deixam a compra mais cara. E aqui entra nosso crédito de celular de 5 a 10 euros por mês.

Saídas: Nós saímos umas 2 vezes por semana, algumas vezes é uma reunião na casa de alguém, as vezes só uma volta para um café ou uma Pint. Da pra se controlar e economizar bem e não deixar de se divertir.

Roupas: Não preciso falar que eu gasto bem mais nessa parte do que o Felipe né? hahaha Mas compras essenciais foram luvas, toucas e jaquetas.

Outros gastos: Nós classificamos esse item como compras pequenas para a casa, como pano de chão, bucha de louça, algum enfeite para o apê. Ou como alguma comida na rua ou café. Sabe aquele dinheiro que vc não percebe saindo da sua conta?rsrs

Na nossa tabela está faltando a conta de luz, nós recebemos uma estimativa de 2 meses, mas ele jogam “qualquer” numero, vc paga e no final quando encerra a conta eles vem medir o quanto gastou e se precisa devolvem ou vc paga o que falta, mas podemos pedir pra vir medir a qualquer momento se precisarmos.

Enfim segue a nossa tabelinha

Gasto Estimado
 Mercado  €178,25  €100,00
 Saídas  €60,42  €80,00
 Roupas  €47,77  €20,00
 Aluguel  €570,00  €500,00
 Internet  €45,00  €30,00
 Outros  €59,89  €30,00
 Casal  €951,33  €760,00
 Para cada um  €475,67  €380,00

Lembrando que eu já trabalho desde o 2º mês aqui, ao mesmo tempo que eu aproveito pra poder “ostentar” um pouco mais, eu também recebo “tips” e comida do restaurante então acho que fica elas por elas nos gastos. Quero levar em conta que não sou muito amiga da cozinha nem do fogão, então pra quem sabe inventar e se divertir na cozinha acho que da pra economizar mais ainda!

Mais para frente vou mostrar pra vcs o mercado e o preço dos produtos =)

Um beijoo !!

Anúncios

Sobre o Seguro Saúde

Olá pessoal!

Esse post é muito importante para quem está planejando seu intercâmbio para a Irlanda, vou falar sobre os seguro saúde governamental e particular.

O seguro saúde é algo que não pode faltar para nenhum intercambista, primeiro, pq é obrigatório para ficar na Irlanda (desde 1º de Abril de 2011) e segundo, pq você estará lá, todo bonitão na Europa, em um país longe do seu, com pessoas que você não conhece e que você mal consegue se comunicar , aí sua bronquite resolve te atacar, ou do nada aparece aquela baita dor de dente, ou algum mal súbito, ou sei lá, tudo pode acontecer. Vc não vai ter mamãe, nem papai pra te levar no médico, nem titia pra te falar qual o melhor remédio para vc tomar.

Por isso fica nosso recado, não abra mão de um bom seguro! Escolha bem seu plano, pq se no Brasil vc é todo ferrado, vive doente, passa no médico toda semana, vc é todo quebrado, então é bem provável que lá vc precise também.

Lembrando que para quem foi ficar menos de 90 dias não é necessário ter o seguro saúde, pois você receberá visto de turista, portanto será dispensado das exigências do visto de estudante, inclusive dos 3 mil euros para o visto.

Seguro Governamental

É o mínimo obrigatório. Este seguro é bem limitado, ele cobre somente casos mais graves. Para os casos mais simples, você recebe a ajuda no processo, mas a conta se for até 150 euros vai para você.

É a opção mais barata, hoje o seguro custa 150 Euros.

Nós não optamos por esse seguro, pois contratamos um seguro particular com cobertura de 30 mil euros, que vou comentar mais abaixo.

Seguro Particular

Nós não pesquisamos muito sobre outros seguros além do GTA, sempre ouvimos falar muito bem nos grupos, blogs e conhecidos, e o preço estava acessível. Então decidimos por ele logo de cara.

A única dúvida foi escolher qual dos planos aderir

GTA INTERNACIONAL

O que o pessoal mais faz é o plano BRONZE não é muito caro, porém ele não cobre os 30.000 euros obrigatórios, então ele é só um adicional do seguro governamental e só vale na Irlanda. Caso resolvam viajar para outros países, geralmente contratam o EURO ASSIST pelos dias da viagem.

No nosso caso como pretendemos viajar bastante pela Europa (mais de 1 mês), nós fizemos a conta e a diferença não ficou alta e resolvemos contratar logo pelo ano todo o EURO ASSIST.

Outra coisa importante, o GTA não é somente um seguro, ele é um serviço de assistência de viagens, eles oferecem um pacotão de serviços, como assistência odontológica, assistência farmacêutica, assistência jurídica, seguro bagagem, reembolsos em atraso de vôos, perda de bagagem, entre outros serviços. Sem contar que tem atendimento em português.

Mas cada caso é um caso, tem gente q vai só com o governamental e tá tudo certo, tem gente que paga uma nota no seguro e não usa pra nada, rs.

Comprando as Passagens

Não foi muito difícil decidir qual companhia aérea compraríamos, pesquisamos como sempre em blogs, fóruns e todo mundo  sempre falou muito bem da KLM, como é nossa primeira viagem internacional a gente queria um voo que fosse para Cork e a maioria só vai para Dublin, o que limitou nossas opções.

(Se alguém quiser ir para Dublin, parece que sai ônibus do aeroporto mesmo para Cork e custa uns 15 euros)

Outra questão a decidir foi se compraríamos com ou sem tarifa de estudante. Durante vários dias ligamos e olhamos no site da KLM o preço das passagens, vale a pena fazer essa busca em vários dias pq chegamos a ver diferença de 400 reais de um dia pro outro. A tarifa de estudante eles informam somente pelo telefone e a compra também é feita pelo atendente. Resolvemos comprar com a tarifa de estudante, pois poderíamos remarcar a passagem sem taxa (obrigatoriamente vamos ter que remarcar, pois a volta só da pra comprar até uns 6 meses depois) então o preço valeu a pena.

Para comprar com a tarifa de estudante você precisa fazer a reserva por telefone e o atendente passará um e-mail para você mandar a Carta da escola e seu documento, ou seja, só pode comprar depois que vc tiver com a carta de matrícula ! Eles pedem para vc ligar depois de algumas horas ou no dia seguinte para confirmar com o atendente se a KLM recebeu o e-mail e se está tudo aprovado, se sim, por telefone mesmo vc já poderá fazer o pagamento (depósito ou cartão de crédito, que pode parcelar em até 4x sem juros) e eles enviam o e-ticket no seu e-mail!

Vale lembrar que  a KLM tem o programa de milhagem pelo Flying Blue, então faça o cadastro lá também!

Uma outra dica é que quem quiser fazer uma parada e conhecer por alguns dias a cidade da conexão (nosso caso Amsterdã) pode pedir pro atendente, e pegar a conexão outro dia sem problemas.

A passagem só vale até 1 ano da data de embarque, então se programe bem para não perder, ou caso resolvam estender a estadia por mais tempo, usem pelo menos o trecho da Europa para passear, assim não sairá perdendo tanto !

OBS: Uma amiga me disse que alguns sites de companhias podem “salvar”  sua busca e aumentar o preço das passagens. Pura sacanagem das companhias pq sabe q vc está interessada nesse voo. Alguns fóruns dão a dica de limpar o cache antes e depois das buscas, não custa nada na dúvida né!

Agora só aguardar a data de embarque!

Beijos

Real x Euro

Não foi muito difícil decidir como levar dinheiro, afinal a forma mais prática, barata e segura  sãos os cartões pré-pagos em moeda estrangeira. Cartões pré-pagos nada mais são que cartões de débito, que podem ser utilizados para compras e saques em caixas eletrônicos no exterior.
A vantagem de se utilizar o cartão é que em vez da taxa de 6,38% que incide sobre as operações feitas com cartões de crédito internacionais, o viajante pagará 0,38% de IOF e mais uma % do lucro da casa de câmbio (varia de casa pra casa).
É necessário tomar atenção em alguns pontos dos cartões pré-pagos: Há um limite diário para saques, há uma taxa cobrada para cada saque realizado, tarifa por inatividade. Vale lembrar que cada bandeira tem suas regras, portanto se atente nisso na hora de decidir por qual optar.
Nós optamos pelo tradicional VTM, o Visa Travel Money, mas no mercado existem outras opções, como o Mastercard Cash Passport e o Global Travel Card, da American Express.

VTM

O segundo passo foi achar uma fornecedora do cartão, a nossa opção foi a Câmbio BR, mas não deixem de procurar bem, vários bancos oferecem o cartão, porém as cotações mais em conta são as das casas de câmbio.
Pela Câmbio BR a compra de moeda estrangeira é muito simples, basta realizar a compra pelo site e realizar o depósito on-line. Assim que o pagamento for confirmado, eles enviam o cartão para sua casa, se estiver na grande SP o frete é grátis. Para realizar cargas adicionais o procedimento é o mesmo.
OBS: O único inconveniente que eu achei é que a cada recarga temos que imprimir o recibo, assinar, digitalizar e mandar de volta, mas se é por questão de segurança acho válido o “trabalho”.
Também vamos levar uma parte em espécie para emergências e outra dica é quando precisar sacar, não ir sacando de pouquinho em pouquinho, devido a taxa de saque, então melhor sacar bastante de uma vez!
Recentemente descobrimos uma outra forma bastante simples de levar dinheiro, pelo nosso cartão de débito daqui do Brasil mesmo (cartão internacional, claro rs), você paga somente o IOF de 0,38% e utiliza a cotação do dia! Também vale ficar atento as demais taxas que seu banco pode vir a cobrar, como a taxa de saque. Portanto converse com seu gerente para entender como funciona essa modalidade em seu banco.

    Depois do nosso primeiro mês vamos postar uma tabelinha dos nosso gastos (esperado x realizado) pra vocês terem noção de quanto levar!

Espero que o nosso blog ajude vocês, como muitos outros blogs nos ajudaram, e ainda ajudam!

Bjs!